Curso Livre de Massagem Terapêutica com Descompressão Vertebral

Público: Profissionais da saúde, fisioterapeutas, Massoterapeutas etc.   pessoas maiores de 18 anos com no mínimo o ensino médio completo.
Objetivo: Capacitar profissionais para atuarem na área da massagem , através de conhecimentos teóricos, científicos e práticos, aplicados à Massagem Terapêutica, Relaxante , tendo em vista uma abordagem holística e integral do ser humano

Acesse o link Agenda no menu superior para ter informações sobre as datas dos cursos e as cidades onde acontecerão os mesmos.

Definição:

A escola, preocupa-se em fornecer aos novos profissionais da área da terapia corporal uma visão ampla sobre as causas das mais variadas desarmonias que prejudicam o bem-estar físico, mental e emocional do ser humano e não só as de origem traumática ou estética.
Com isto, o Curso de capacitação em massagem terapêutica, conta com um currículo interdisciplinar, mesclando conhecimentos acadêmicos tradicionais com assuntos pertinentes às Terapias Complementares (holísticas), oportunizando ao aluno uma nova postura profissional junto à seu cliente.
Hoje, esta nova prática de massagem torna-se um grande aliado na eliminação das tensões e dores  musculares físicas e psíquicas que se abatem sobre o homem moderno,  oportunizando a recuperação e a manutenção da paz e do equilíbrio interior.
Caro educando, aproveite ao máximo o que este curso lhe oportuniza e cresça, não só como um profissional competente, mas como um ser humano consciente de sua parcela de ação junto ao desenvolvimento de uma nova sociedade onde a paz, o amor e a saúde sejam elementos comuns à todos, sigam a sua jornada profissional sempre em busca de conhecimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional

Segundo o Dr. Maigne "A manipulação é um movimento forçado, aplicado direta ou indiretamente sobre uma articulação ou um conjunto de articulações que leva bruscamente os elementos articulares para além da sua folga fisiológica habituai, sem ultrapassar o limite que a anatomia impõe aos seus movimentos". Mas atenção! O estalo das articulações vertebrais não tem mais significado que o estalo das articulações do dedo. É sobre o bloqueio das articulações que as manipulações vertebrais podem agir.

O Todo ser humano tem necessidade de relaxar, de escapar do estress o dia a dia. Ouvir música, observar os movimentos da natureza , andar pela praia procurando conchas ou pedrinhas etc.– todas são formas que usamos para tranqüilizar a mente, para recuperar a sensação de totalidade na inocência do momento. Quando crianças, subimos nas árvores e corremos descalços para cá e para lá. Mas, à medida que o tempo passa, passamos maior parte do tempo,  vivendo exclusivamente na cabeça.
Está na hora de recuperar o equilíbrio e voltar ao corpo, redescobrindo a delicada arte do toque. É uma linguagem universal, que podemos usar para curar ou acalmar, para aliviar uma dor ou eliminar tensões e, sobretudo, para comunicar o fato de que nos importamos com o outro. Como uma clareira na floresta, o toque nos dá espaço para relaxar e nos reorientar.
A massagem pode ser  um meio de compensarmos o  estress e as pressões da vida profissional e doméstica. Para muitos de nós, a rigidez e a dor são um modo de vida ao qual nos habituamos; muitas vezes, somente quando fazemos massagem em alguém, ou a recebemos, é que percebemos como nossos músculos estão retesados ou quanto de nossa energia é consumida pela tensão. A massagem pode ser uma viagem de autodescoberta, revelando o prazer de estar mais relaxado e em sintonia, a experiência de um corpo que pode respirar ficar em pé e movimentar-se livremente.
Massagem é a comunhão pelo toque. Mãos no corpo, na cabeça, nas mãos ou nos pés. Mas a massagem vai muito além da pele, muito além até dos músculos e ossos – uma massagem bem feita, carinhosa, penetra nas profundezas de seu ser.
A massagem afeta o ser em todos os níveis: físico, mental, emocional e espiritual. Fisicamente, seus benefícios incluem o relaxamento e a tonificação dos músculos, a melhoria da circulação do sistema nervoso, o estímulo do fluxo linfático e o alongamento do tecido conectivo das juntas. No plano mental, a massagem não só alivia a tensão e a ansiedade como também ajuda a pessoa a se tornar mais consciente de seu corpo como um todo, das partes com as quais se sente “separado”.
Uma massagem feita com carinho gera sensações de bem-estar, confiança e alegria. Também pode liberar uma grande quantidade de energia até então desperdiçada na tensão e, ao transformar hábitos crônicos de ação e reação, levar a mudanças profundas, tanto na postura quanto na expressão facial. O aspecto emocional da massagem é extremamente importante. A forma de nosso corpo é uma expressão gráfica do que sentimos e pensamos. Reflete nossa história, pois nossa estrutura é moldada pela experiência da vida.
No plano espiritual, os benefícios da massagem são difíceis de definir, pois estamos falando de algo que é intrinsecamente impossível de descrever – a essência, a “força vital”, o todo que é mais que a soma das partes. Mas não é raro, durante uma massagem, tanto quem faz quanto quem recebe os toques alcançarem um estado de consciência amplificada, de “presença no momento”, parecido com a experiência da meditação.
Seja qual for nosso problema, todos nos precisamos de um pouco de toque humano, da ternura e do carinho para mostrar que não estamos sozinhos. Somos seres que sentem – sem o calor do toque para nos ligar e acalmar, ficamos privados de uma de nossas formas mais vitais de comunicação, de dar e receber.

EFEITOS DA MASSAGEM
Fisiológicos
Mecânicos
Reflexos
Metabólicos.

SISTEMA TEGUMENTAR

  • Aquecimento da pele
  • Melhora a circulação Sanguínea e Linfática
  • Secreção de glândulas sebáceas
  • Torna a pele mais flexível e maleável
  • Rompe aderências fasciais
  • Restaura movimentos

SISTEMA ESQUELÉTICO

  • Movimento articular
  • Produção de líquido Sinovial
  • Aumenta o nº de Hemáceas e leucócitos
  • ↑O2  e↑combate microorganismos

SISTEMA MUSCULAR

  • ↑Nutrição e desenvolvimento dos mm.
  • Relaxamento
  • ↑Excitabilidade
  • Acelera a eliminação de Ac. Lático
  • Flexibilidade de fáscias


SISTEMA NERVOSO

  • O nível de Dopamina(Mov. Voluntário)
  • ↑o nível de Endorfinas(analgésicas)
  • ↑o nível de Ocitocina(↑Limiar de dor)
  • ↑o nível de Serotonina(regula o sono)
  • ↓o nível de Cortisol(Antiinflamatório Natural)

SISTEMA CIRCULATÓRIO

  • Melhora a permeabilidade capilar e oferta de O2.
  • Bomba de retorno venoso
  • Aumenta o fluxo do Linfa

SISTEMA DIGESTÓRIO

  • Estimula o metabolismo.
  • Eleva o apetite.
  • Acelera a digestão.
  • Empurra mecanicamente os detritos indigeríveis.

SISTEMA RESPIRATÓRIO

  • Mobilização de secreção
  • Estimulação diafragmática
  • Auxílio à tosse

QUALIDADE DO TOQUE
Profundidade de Pressão: Leve, moderada e profunda
Arrasto: Quantidade de tração
Direção: Centro ßàextremidade, Origem ßà Inserção, Paralela, transversa ou circular.
Velocidade: Rápida, Lenta ou variável
Rítmo: Regular ou irregular
Frequência: Número X Tempo
Duração: Tempo de permanência

MOVIMENTOS FIXOS
Enraizamento
Centramento
Toque de Repouso

Estalo nas Descompressões intervertebrais
Qualquer manipulação, seja ela boa ou má, pode produzir um estalo. O principal é que este se produza no sitio onde se deve fazer a manipulação. Mas só se esta se operar no bom sentido é que o estalo tem algum valor. Ele prova que a região foi bem manipulada. Não é necessário nem suficiente, é habitual. Um manipulador deve ser capaz de "fazer estalar" a coluna vertebral de uma pessoa normal na sua totalidade, vértebra a vértebra, sem lhe causar o mínimo mal. Os estalos existem tanto ao nível da coluna vertebral como ao nível dos membros. É possível fazer estalar os dedos, os pés, etc., todas as vezes que se consegue obter a brusca separação de duas superfícies articulares. Ao nível da coluna vertebral, são as articulações posteriores que estalam e não o disco. O que produz o estalo? O aumento do afastamento articular pela manipulação diminui a pressão sobre o liquido sinovial onde os gases dissolvidos vão formar uma micro bolha. Continuando a diminuir a pressão, aquela vai rebentar e faz o ruído do estalo. Quando a articulação retorna a sua posição normal, os gases são de novo reabsorvidos pelo liquido sinovial. Isto pode exigir um quarto de hora, por vezes mais, o que explica o motivo por que se tem de esperar um certo tempo antes de obter um novo estalo. Este "tempo de recarga" é variável de um indivíduo para outro indivíduo.
Indicações e Contraindicações

     A manipulação é um método terapêutico para tratamento dos problemas vertebrais e tem suas indicações precisas e suas contra indicações. Poderá ser realizada por meio de movimentos delicados, ou mais firmes, porém, jamais de maneira violenta. A manipulação não deverá ser indicada em casos tais como: * Doenças graves da coluna vertebral, como tuberculose, sífilis, tumores, etc. * Gravidez, não fazer manipulação lombar após o 3º mês. As regiões torácicas e cervicais não estão contra indicadas. Para a região lombar usar tratamentos alternativos como a posição especial de repouso. * Processos reumáticos avançados,  * Arteriosclerose avançada, especialmente das artérias vertebrais. Neste caso, a manipulação da coluna cervical poderá ser fatal para o doente. * Espondilolistese – deslizamentos vertebrais. * Osteoporose severa. * Crises agudas recentes de ciática (no 1º dia apenas repouso). * Artrodese na região a ser manipulada. Obs.: Regra geral – não havendo melhoras até a 4ª sessão, encaminhar o paciente.

Descompressão Vertebral ou Manipulação Vertebral

     As "Manipulações Vertebrais" já existem a muito tempo, antes mesmo do surgimento da "Quiropraxia" e da "Osteopatia". O Shiatsu, o Seitai e outras técnicas orientais já usavam de "Manipulações Vertebrais". Portanto as "Manipulações Vertebrais" são de domínio Universal. Sendo assim, sem querer adonar-se destas "Manobras" e destacando seus efeitos, usamos a expressão "Descompressão Vertebral".

Descompressão Vertebral

     A "Descompressão Vertebral" atua ao nível das facetas articulares das vértebras. Visam, entre outras coisas, liberar ou "folgar" o ramo sensor da raiz posterior que inerva a faceta. Consegue-se isso aumentando o limite fisiológico das articulações facetarias. Esta "liberação" desfaz as contrações da musculatura multífida favorecendo o reidratamento dos discos intervertebrais. As Descompressões vertebrais atuam também no alinhamento da coluna vertebral devolvendo a naturalidade dos Desvios do Eixo da Coluna . Colabora na redução de hérnias discais. O Sistema Nervoso Autônomo Simpático também se beneficia e a circulação das artérias vertebrais melhora substancialmente. Sintomas como: dores de cabeça, tonturas, dificuldades de concentração, dores na nuca, dores no pescoço, tendinites no ombro ou cotovelo, Síndrome do Túnel do Carpo, dificuldades para respiração profunda, refluxo gastresofágico, gastrite, cólicas menstruais, dores torácicas, dores lombares, dores ciáticas, câimbras, esporão do calcâneo, etc. tendem a desaparecer. Para que os benefícios da "Descompressão Vertebral" perdurem é necessário que o "agente" causador das mudanças, para mais ou para menos, nas curvaturas naturais da coluna seja identificado e combatido.

CLASSIFICAÇÃO DAS DESCOMPRESSÕES VERTEBRAIS

Descompressões facetárias: Por abertura das facetas; Por afastamento das facetas; Descompressões para afastamento dos corpos vertebrais; Descompressões para alinmhamento de vértebras; Descompressões para direcionamento do disco.
Comprometimentos das Artérias Vertebrais como:
Dores de cabeça;
Vestibulite;
Memória fraca;
Dificuldades para concentração;
Comprometimentos de raízes Posteriores, ramo facetária, como dores junto a coluna vertebral;
Comprometimentos de raízes Anteriores como hérnias discais  e projeções discais
Ciatalgias;
Tendinites;
Bursites;
Capsulites;
Artroses do ombro e da coxa;
Fascite plantar;
Esporão posterior e plantar do calcâneo;
Comprometimentos por devios das articulações
Tremores na vista;
Aumento da salivação;
Dificuldade para engolir;
Dificuldades para inspirações profundas;
Refluxo Gastresofágico;
Gastrite;
Aumento da frequência urinária;
Cólicas menstruais.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Nos localize!

Matriz
Pitanga/PR
Rua Largo dos Pioneiros
Bairro Centro
Tel 42 9991 6630

 

Filial
Francisco Beltrão/ Pr
Av Antonio de Paiva Cantelmo
Bairro Centro
Tel 46 9914 2581

Associado ABRH - Atendimentos
Rua Samuel Heusi, nº 463 - Sl 207
Ed. The Office - Centro -
88301-320
Itajaí - SC -
Tel 42.9991 6630

 

Login Clientes & Alunos