Curso de Reflexologia Podal

Objetivo:  Capacitar profissionais para aplicar a técnica de reflexologia podal, minimizando tensões e dores, reativando o equilíbrio energético e a sensação de bem-estar.
O aluno aprende a identificar as áreas reflexas localizadas nos mapas dos pés e aplicar a técnica de reflexologia podal.

Publico alvo:  Formados ou formandos no curso técnico ou superior da área da saúde, que desejam conhecer e aperfeiçoar seus conhecimentos em reflexologia podal. Fisioterapeutas, Psicólogos, profissionais da área da saúde e todos os interessados com pelo menos o segundo grau completo.

Programa do Curso:
- História da reflexologia e da técnica de reflexologia podal.
- Benefícios da reflexologia podal, indicações e contraindicações.
- Mapas dos pés.
- Atividades práticas:
ficha de avaliação;
postura profissional no atendimento ao cliente;
aplicação da técnica de reflexologia podal.
 
Ministrante: SONIA MARTIM CRT 48373
Acesse o link Agenda no menu superior para ter informações sobre as datas dos cursos e as cidades onde acontecerão os mesmos.

Reflexologia

 

“Nenhum outro órgão sensitivo consegue tocar o mundo ao seu redor,  sentí-lo, percorrê-lo e manipulá-lo, como os pés e as mãos.”
 
A reflexologia nasceu na China há cerca de 5000 anos. Na Índia há 4000 anos. Ela foi provavelmente praticada por vários povos, entre os quais os egípcios. No entanto foi no início do século XIX que a reflexologia tornou-se mais conhecida no Ocidente.

O nome reflexologia vem de pontos reflexos, aqueles em que são aplicadas pressões específicas durante a terapia. Os pés representam uma espécie de microcosmo do corpo, ou seja, todos os órgãos, glândulas e outras partes do organismo estão refletidos nos pés.  Esse fenômeno também se repete na íris do olho, na orelha e nas mãos. Nos pés porém os reflexos são bem mais fáceis de localizar por que cobrem uma área maior, tornando possível aplicar pressão em pontos específicos com precisão.

Os nossos pés são fundamentais para a manutenção da nossa saúde e do bem-estar, e podem fornecer informações preciosas sobre o estado geral do organismo. É esse o campo de estudo e trabalho da reflexologia  podal, uma forma de massagem terapêutica nos pés capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças, equilibrando não só o corpo todo mas também a mente e as emoções.

Segundo a medicina tradicional indiana (Ayurveda), a medicina tradicional chinesa e outras tradições orientais, existe uma energia vital que forma tudo o que existe no mundo. Quando essa energia está em harmonia no corpo, o indivíduo encontra-se saudável. Quando há desequilíbrio, ocorre o mal-estar. O maus hábitos da vida contemporânea (má alimentação, sedentarismo, tabagismo, etc) ao longo do tempo podem aparecer em forma de doença.

A reflexologia é um dos instrumentos para restabelecer, de forma natural, o equilíbrio do ser humano. Fazendo pressões com as mãos em determinados pontos dos pés é possível provocar mudanças fisiológicas no corpo uma vez que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

A reflexologia trabalha com pontos de acupuntura e com os meridianos, mas apenas com aqueles existentes nos pés. Seis meridianos passam pelos pés, mais especificamente entre os dedos, ligando-os a outras partes do corpo. Segundo a fisioterapeuta  Eunice Ingham, a primeira reflexologista do Ocidente, a massagem terapêutica dos pés consegue eliminar bloqueios ao longo dos meridianos, estimulando o fluxo livre da energia vital e reequilibrando todo o sistema.  
 
A reflexologia provoca algumas alterações no corpo, dentre elas:
 
a) Relaxa o corpo;
b) Descontrai os músculos;
c) Melhora a circulação sangüínea, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes e a limpeza de toxinas celulares.
d) Estimula a produção hormonal de endorfinas, que funciona no organismo como uma espécie de analgésico contra sensações de dor.
e) É muito eficiente no combate ao estresse e seus efeitos maléficos.
 
     
Há algumas contra-indicações para a aplicação da reflexologia:
 

  • Caso de trombose ( pois a massagem pode deslocar o coágulo sangüíneo);
  • Diabetes (especialmente se o paciente utilizar insulina)
  • Gravidez;
  • Fraturas ou lesões;
  • Varizes expostas;
  • Pacientes cardíacos com marcapasso;
  • Dermatites.


A ação da reflexologia pode ser muito benéfica em alguns tipos de problemas de saúde descritos a seguir:

 
Dor de Cabeça; Coluna .( cervical, torácica, lombar, sacral, cóccix, cintura pélvica)
Vista Cansada; Pressão arterial; Nervo Ciático;  Prisão de Ventre;  Ansiedade; Labirintite; Tensão no ombros; Perna Inchada; Artrite;  Asma; Cálculos renais; Colesterol alto; Constipação; Vocais; Costas; Diabete; Digestão; Enxaqueca; Equilíbrio do Cálcio; Fadiga; Fígado; Gases; Hipertensão; Inflamação; Peso.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Nos localize!

Matriz
Pitanga/PR
Rua Largo dos Pioneiros
Bairro Centro
Tel 42 9991 6630

 

Filial
Francisco Beltrão/ Pr
Av Antonio de Paiva Cantelmo
Bairro Centro
Tel 46 9914 2581

Associado ABRH - Atendimentos
Rua Samuel Heusi, nº 463 - Sl 207
Ed. The Office - Centro -
88301-320
Itajaí - SC -
Tel 42.9991 6630

 

Login Clientes & Alunos